19 de set. de 2011

Resenha do Livro Melancia Por Giane


MELANCIA


         Um livro engraçado, com personagens carismáticos, comentários feministas e observações depreciativas ao comportamento masculino. Conta a história de Claire, que aos 29 anos, depois de três anos de casamento, é abandonada pelo marido após dar à luz a uma menina.
          Como se não bastasse o abandono, Claire fica sabendo através do próprio marido que ele tem um caso a mais de seis meses com a vizinha, também casada, mais velha que ela e mãe de três filhos.
           O título do livro faz referência à idéia que a personagem Claire tem sobre si mesma aos 29 anos, após dar à luz, fora de forma e com a auto-estima em baixa.
        Após saber da traição e ser abandonada pelo marido, Claire volta para a casa de seus pais. De Londres onde vivia com seu marido James, Claire retorna para a casa de sua família em Dublin na Irlanda. Encontrando sua mãe Mary, que detesta cozinhar e adora assistir telenovelas e filmes melosos e Jack, seu pai um homem nervoso, mas muito afetuoso e suas duas irmãs, Helen e Anna que ainda vivem com eles.
“Meu estômago estava embrulhado com o horror de tudo aquilo. Não conseguia acreditar que estava na casa de meus pais, em Dublin, e não em meu apartamento em Londres, com meu marido. Senti que devia estar fora de mim, para ter saído de Londres e deixado James para outra mulher. Eu simplesmente o abandonara!”
         A história se desenrola na luta de Claire tentando superar a separação, ter coragem para criar a sua filha e não cair em depressão. Nesse período, Claire conta com o apoio de suas amigas, suas irmãs e seus pais e aos poucos vai retomando sua antiga forma.
          Durante o processo de recuperação de sua auto-estima, Claire conhece Adam, um jovem universitário de 24 anos, bem maduro para sua idade, lindo, assediado por várias garotas e amigo de sua irmã Helen. Surge uma paixão entre os dois, mas com muitos mal entendidos que adiam seu romance.
         James o ex-marido de Claire pede para voltar, dizendo-se arrependido e que ainda a ama. O que faz Claire tentar uma reconciliação para que a filha possa conviver com o pai. Mas decepciona-se novamente ao perceber que a culpa assumida pelo ex-marido era puro fingimento e que ele na verdade culpa-a pelo fracasso do casamento deles.
         Superando o engano com James, seu ex-marido, Claire retorna para a Irlanda, onde após vários mal entendidos assume seu amor por Adam, um homem maravilhoso que a ama e também a sua filha Kate.


KEYES, Marian. Melancia. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2010. 489p.






Nenhum comentário:

Postar um comentário